domingo, 18 de setembro de 2011

Maceió Music Festival 2011

Nos dias 16 e 17 de setembro de 2011 aconteceu na cidade de Maceió um dos maiores eventos musicais e culturais do estado de Alagoas. O Maceió Music Festival conhecido como MMF, trouxe para uma parcela da sociedade a oportunidade de ver seus artistas em sua própria terra, tornando-se assim recebedores dos fãs das bandas ao invés de irem ao encontro de cidades distantes para acompanhar os artistas.
Mas desde antes o inicio desse festival, o MMF trouxe algumas polemicas. O terreno original, em frente ao Shopping Pátio Maceió, foi abandonado, segundo a produção do evento, dizendo que o local não estaria viável devido as chuvas que caíram na cidade alguns dias e criou “poças de lama”. Muitos viram isso como uma jogada de marketing para chamar a atenção da parte alta da cidade para o evento, para depois, transferi-lo para a parte baixa da mesma. Passado essa polemica não aceita por muitos, o evento começou a ganhar os moldes, os palcos e tudo que os fãs estavam querendo.
E veio o primeiro dia do evento. Atraso. Os portões que deveriam ser abertos as 17hs como estava nos ingressos foi transferido para 18hs, mas os que haviam ido assistir ao evento naquele dia só entraram já próximo das 20hs. Durante a apresentação da banda Palhaço Paranoide, a produção do evento cortou a apresentação da banda local para anunciar o inicio do show de renome nacional Maria Gadu. Assim, contradizendo com o principio de respeito para com as bandas alagoanas que o evento proporcionava. Tirando esses pequenos deslizes dos quais fiquei sabendo, houve ainda a entrada de duas pessoas com armas de fogo, fato esse que foi contornado com agilidade, fazendo com que assim não houvesse nenhum acidente grave.
No segundo dia, dia esse em que fui para o MMF, mais uma vez houve a negligencia para com os que haviam ido assistir ao evento. O camarote teve prioridade ao entrar no evento, vendo assim o inicio da apresentação da banda alagoana Deslucro, enquanto que os que ocupariam a pista do evento não tinham entrado. Houve uma falta de respeito por parte dos seguranças que em sua maioria pareciam ser iniciantes na coordenação de um evento de tal porte. Isso sem falar que alguns seguranças estavam visivelmente bêbados.
Para os que iriam assistir as apresentações na pista do evento, o MMF em si começou com mais de uma hora e meia de atraso. Sabemos que um evento do tipo nunca havia acontecido na cidade e como, assim espero, sendo a primeira edição desse festival, as falhas técnicas dessa primeira edição sejam contornados nas edições vindouras. Não estou aqui criticando um evento de porte único no estado, apenas atestado fatos que muitos, não só eu percebi e fiquei no mínimo indignado.
Produção, investir em seguranças realmente qualificados para eventos é uma coisa que por enquanto vocês parecem não ter muito tato, espero como alagoano e espectador do evento que isso mude nos próximos. A infraestrutura estava ótima, Maceió está de parabéns, mesmo que o Governo não tenha investido em nada para a realização de tal. Parabéns a nós alagoanos por termos tido tal evento, acolhido nossos artistas queridos.
Em síntese, o MMF foi um sucesso, uma celebração de que mesmo através de problemas sérios como falta de incentivo por parte do governo, um evento do tipo pode ser realizado, que uma parcela da população que não curte forró e afins teve a oportunidade de se esbaldar em um show que foge desse gênero em sua terra. Foi uma síntese de força jovem, alegria, divertimento e divisor de águas. E quem venha mais e mais MMF’s, que venham muitos, para que possamos mergulhar nesse mar de diversão. Vem, vem.
Não sou jornalista, apenas me vi no direito de demonstrar minhas impressões com relação ao evento. Fico grato a João Kepler por ter realizado meu sonho de ver minha diva Pitty em terras alagoanas! Agradeço a ele e a produção em geral por ter feito com que eu e inúmeras pessoas, apesar dos ocorridos, festejássemos a vida ao lado de inúmeras pessoas bonitas e agradáveis. Como diz Pitty “o êxito tem vários pais”, o MMF teve vários. Fica resgistrado aqui, meu apoio a esse evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário